domingo, 25 de setembro de 2011

Reações Químicas

Pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

                                      

Exemplos de Reações Químicas: 
   
                                               NaCl + AgNO3 → NaNO3 + AgCl

- Ao passo que o NaNO3 permanece em solução, formou-se uma ligação entre a prata (Ag) e o cloro (Cl) o que resultou em um produto sólido de cloreto de prata (AgCl), pode-se então dizer que houve uma reação química.


                             
Quando ocorre a formação de uma substância menos ionizada:


                              HCl(aq) + NaOH(aq) →   NaCl(aq) + H2O(l)
               
           

- Neste exemplo ocorre uma reação onde o H2O formado é menos ionizado que o HCl.


Por que devemos balancear uma Reação Química?


É importante ressaltar que uma equação química só está correta quando representa um fenômeno químico que realmente ocorre, por meio de fórmulas corretas (aspecto qualitativo) e coeficiente correto (aspecto quantitativo). Lembrando que numa equação química os átomos permanecem praticamente “intactos”, podemos enunciar o seguinte critério geral: Acertar os coeficientes ou balancear. É como a Lei de Lavoisier "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Importância do estudo das Reações Químicas.

Milhares em diversas situações e condições ao nosso redor ocorrem reações químicas. Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação.

Curiosidades:

As reações químicas não ocorrem com a mesma velocidade: umas são mais rápidas, outras são bem lentas.  A reação entre bicarbonato de sódio, por exemplo, e vinagre, é rápida. Basta os reagentes entrarem em contato para que ela ocorra. Já a reação que ocorre entre ferro, oxigênio e água, formando a ferrugem, é lenta.

Experimentos:  


                          A influência da concentração na velocidade de reação.



Fontes:  



                       Postado por: Danielly Varjão 











Nenhum comentário:

Postar um comentário